Published On: 22 de maio de 2024Categorias: Assuntos do momento

A influência dos criadores de conteúdo, os creators, na decisão de compra dos consumidores está mais forte do que nunca. Segundo uma recente pesquisa da Influency.me, 75% dos consumidores compraram itens de beleza após assistirem anúncios feitos por inflenciadores. 

Além disso, o levantamento apontou que 60% dos respondentes preferem conteúdos que mostram a rotina de cuidados pessoais dos influenciadores e suas opiniões sobre os produtos. Dentro deste grupo, os formatos “maquia e fala” e “arrume-se comigo” destacam-se como os favoritos, mostrando a relevância de um conteúdo mais íntimo e autêntico.

Em relação aos tipos de publicidade, 12% dos entrevistados demonstraram preferência por anúncios “disfarçados”, que não parecem publicidade tradicional. Para buscar informações sobre produtos, 39% recorrem às redes sociais e ao site oficial das marcas. Em seguida, 25% dos participantes preferem vídeos no YouTube e TikTok produzidos por influenciadores de beleza, confirmando novamente a importância dos creators.

 

Publicidade que ajuda

O relatório ainda revelou que 40% das pessoas assistem a uma publicidade até o final se ela for sobre lançamentos que prometem resolver algum problema específico e se apresentarem um vídeo explicativo sobre o funcionamento do produto. 

Já sobre o relacionamento com as marcas, 42% dos entrevistados afirmaram que seguem marcas nas redes sociais principalmente por conta das dicas e tutoriais sobre os produtos. Outros fatores importantes incluem a identificação com o posicionamento da marca (25%) e informações sobre descontos e promoções (21%).

Alexandra Dias, Diretora de Marketing da Vivai Cosméticos, tem notado a força que os influenciadores têm nas vendas da marca. “De forma espontânea, muitos influenciadores falam da Vivai nas redes sociais, sobretudo no Tik Tok. Em um só vídeo, uma influenciadora que falou sobre nosso Lip Gloss Sorvetinho alcançou quase 120 mil curtidas e mais de 15 mil salvamentos. Com outra influencer, o Pó de Fada da Vivai alcançou mais de 30 mil visualizações. Este sucesso nas redes sociais não só aumenta a visibilidade do produto, como também gera uma onda de interesse e vendas para os lojistas”.

 

A Importância dos influenciadores

A pesquisa deixa claro que os influenciadores desempenham um importante papel na indústria da beleza. Eles são os novos formadores de opinião e suas recomendações têm um impacto direto nas escolhas dos consumidores. Com milhões de seguidores nas redes sociais, eles têm crédito e prestígio suficientes para criarem uma conexão autêntica com seu público, tornando-se fontes confiáveis de informação e inspiração.

A cada lançamento de maquiagem, por exemplo, chovem posts que fazem menção aos novos produtos, com resumos da eficácia dos lançamentos e opiniões, às vezes, não tão populares que até podem prejudicar a imagem de marcas famosas. 

Saiba quais são esses formatos de conteúdos e veja como você pode se manter atualizada no universo da maquiagem.

 

Tipos de conteúdo produzidos pelos creators

Os influenciadores produzem uma variedade de conteúdos que ajuda os consumidores a tomarem decisões mais informadas sobre produtos de beleza. Alguns dos formatos mais conhecidos são:

  • Tutoriais de maquiagem: passo a passo detalhado que ensina a preparar a pela e utilizar os produtos, colaborando até para compor looks específicos. Esse tipo de conteúdo costuma estar sempre em alta no Tik Tok, onde o público gosta de interagir e reproduzir as trends.
  • Reviews de produtos: são avaliações sinceras de produtos, onde os influenciadores compartilham o desempenho dos materiais, texturas, cores, cheiros e até sabores para darem suas experiências pessoais.
  • Lançamentos e unboxings: apresentação de novos produtos e recebidos de marcas parceiras, mostrando as primeiras impressões e resultados para os seus seguidores.
  • Rotinas de cuidados: são vídeos que mostram como os influenciadores cuidam da pele e aplicam produtos de beleza no dia a dia. Eles sempre ressaltam que é importante  estar com skin care sempre em dia para uma melhor aplicação e absorção dos produtos de maquiagem.
  • Maquia e fala: conteúdo super descontraído, onde o influenciador faz a sua maquiagem enquanto conversa com seus seguidores sobre diversos temas do seu dia a dia.

 

A importância dos reviews e lançamentos para o consumo

Os reviews de produtos são especialmente necessários quando se trata de lançamentos. Influenciadores têm acesso antecipado a novos produtos e compartilham suas opiniões antes de estarem amplamente disponíveis nas lojas. Isso permite que os consumidores saibam o que esperar e decidam se vale a pena comprar.

Por isso, seguir influenciadores de beleza é uma excelente maneira de ficar por dentro das últimas tendências e lançamentos. Eles são os primeiros a experimentar e divulgar novos produtos, oferecendo insights valiosos e dicas práticas. Ao seguir influenciadores com quem você se identifica, você terá acesso a opiniões confiáveis e poderá descobrir produtos que realmente funcionam.

 

Mantenha-se atualizada com as novidades da Vivai seguindo creators

A influência dos creators no setor de beleza é inegável. Eles são essenciais para ajudar os consumidores a descobrirem e escolherem produtos de qualidade. Além disso, seguir influenciadores de beleza é uma excelente maneira de se manter informado sobre as últimas tendências e lançamentos.

 Acompanhe as redes sociais da Vivai para ficar por dentro de todas as novidades e tendências do mundo da maquiagem. A Vivai valoriza essa conexão com os creators e está sempre atenta às novidades para desenvolver os melhores produtos. Clique aqui para nos seguir no Instagram.

 

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